quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Espaço do sucesso


Foto da comemoração do último dia do espaço de inclusão Novo Hamburgo para todos
Um brinde: Da esquerda para a direita - Darwin (CPPD), Ricardo e Lucimara (Adevis),
 Beth Schneider (Adefi), Carol e Leonardo Kremer, Pr. Gilberto (amis), Janete, Claudia, Lizete (Adefi)

Por Darwin Kremer *
Artigo originalmente publicado na página 14 do Jornal NH do dia 12 de dezembro de 2012. 

Em meados de outubro, em uma reunião com a equipe da SECULT,   cuja finalidade era delinear ações em favor da participação das pessoas com deficiência nos eventos culturais do município, surgiu a proposta de criarmos um espaço na Feira do Livro, focado em destacar a potencialidade e as demandas desta parcela da população, ainda pouco conhecida. Era um desafio que teria de ser aceito, por nossa convicção de que só alcançaremos a inclusão na medida em que a sociedade ver, ouvir e compreender as pessoas com deficiência, quebrando preconceitos e combatendo a discriminação. O estande ficaria sob a responsabilidade da CPPD e das entidades ligadas ao segmento, o que exigiria uma parceria sólida e afinada.

Assim, com apenas dois meses de gestação, nasceu o “Espaço da Inclusão – Novo Hamburgo para Todos”, cercado de preocupações e receios, mas embalado pelo entusiasmo e denodo daqueles que acreditam na conquista da cidadania por estas pessoas. Por dez dias pudemos então receber centenas de visitantes, colhendo ideias, esclarecendo dúvidas e divulgando o trabalho realizado por cada parceiro. Tivemos, enfim, uma belíssima chance para mostrar que as pessoas com deficiência querem e podem ter uma vida digna, ampla, feliz e produtiva, dependendo para isso que a sociedade as acolha, concedendo-lhes respeito e oportunidades reais.

No final, com o estande lotado, brindávamos o sucesso alcançado, já planejando ações para o “Espaço da Inclusão 2013”, motivados, por exemplo, pelo belo episódio propiciado pelo menino Enzo Ajalla, de nove anos. Vidente, o garoto abancou-se junto à turma da ADEVIS e em poucos minutos já havia se enturmado e dava passos firmes na escrita braille. Já bastaria para alimentar nosso ânimo e nossa crença que a inclusão é possível. 

* Darwin Kremer é coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência.
Contato: darwinkremer@novohamburgo.rs.gov.br

Veja fotos do Espaço de Inclusão acessando a página do Conselho no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Esse espaço também é seu!